viernes, 2 de marzo de 2018

Weber

O pouco que posso falar sobre Weber é tirado do estudo e das aulas sobre o Três tipos puros de dominação legítima (Drei reine Typen legitimer Herrschaft)
Um tipo ideal (ou tipo puro - Idealtypus) é uma abstração usada pelo Weber para sintetizar conceitos em sua sociologia. Seria um conceito subjetivo que seleciona o essencial pra analise social.
Acho que fica mais claro se eu o "tipo" e o "ideal"
Essas ideia de tipo é muito comum na Alemanha naquela época, então eu vou usar a definição no dicionário Nietzsche: "tipo funciona como um modo de apreensão de fenômenos diversos e antagônicos do mundo".
Ideal ou pura é uma um instrumento advindo do Neokantismo, que floresceu na época do Weber.
O Kant (q escreveu a crítica da razão pura) via o conhecimento do mundo como um processo de tornar geral os elementos diversos da realidade - é um processo muito parecido com o d vc ver um monte de estrela no céu e enxergar algum desenho formado por elas. Não é algo que esteja realmente lá, é uma seleção dos elementos que facilitam a criação de sentido naquele contexto.
Por isso o Weber escreve os "três tipos puros" e descreve cada um, digamos, no contexto social os tipos de dominação não estão separados. Muito pelo contrário. Mas mesmo assim ele tipifica "dominação legal", "dominação carismática", "dominação tradicional" como se ocorressem separados. O Sérgio Buarque de Holanda também se inspira nessa tipificação, o "homem cordial" dele não é mais que um tipo ideal.

No hay comentarios:

Publicar un comentario